A porta com sensor funciona por meio de um dispositivo que identifica a presença de uma pessoa no local sem que haja a necessidade de contato físico com a porta. Este sensor é um identificador interno ao circuito elétrico que ativa o mecanismo de abrir sempre que o corpo se aproximar do local e fechar sempre que o mesmo se distanciar, de forma segura e eficaz.
Mais sobre a porta com sensor
Existem dois modelos de porta com sensor uma é a de movimento micro-ondas e a outra de presença infravermelho.
A porta com sensor de movimento micro-ondas como o nome mesmo já diz detecta o movimento por meio da mesma tecnologia. Este emissor emite ondas em frequência de 24Ghz (uma frequência de padrão internacional exigida para que haja precisão no sensor), e quando as ondas de micro-ondas encontram um objeto ou pessoa em movimento, retornam o sinal ao circuito eletrônico e então o mesmo aciona a porta com sensor. Este tipo de sensor só detecta movimento e não presença.
Já para a porta com sensor de presença infravermelho os seus sensores utilizam a tecnologia de sinal infravermelho ao qual o emissor emite um sinal que reflete no piso do ambiente e o retorna ao receptor. Quando este sinal é interrompido por um objeto ou então pessoa este tipo de sensor aciona a porta e só libera a mesma quando o objeto ou pessoa deixa o local ao qual o sinal foi interrompido. A porta com sensor detecta a presença e é importante ser utilizado não deixando a porta fechar quando uma pessoa ou objeto fica imóvel no percurso da porta com sensor.
As funções principais dos sensores em sua maior parte são para dar autonomia as portas, dispensando a utilização manual e garantindo a seguridade de quem frequenta o local. Quando são instalados, estes sensores permitem a abertura e o fechamento das portas de correr de forma continua sempre que houver necessidade. Ajuda no acesso aos locais de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ou então que esteja impossibilitada de utilizar as mãos.
Proporciona ao ambiente uma economia de energia e segurança, pois não permite que as portas fiquem abertas sem que haja a presença das pessoas transitando pelo local. Com isto o local pode permanecer refrigerado por mais tempo sem perder o seu calor com o ambiente externo.